Sabe aquela máxima de que “a propaganda é a alma do negócio”? Por muito tempo, essa frase foi repetida como uma verdade universal. E ela de fato fez sentido em outra época. Mas na era da comunicação instantânea, especialmente com relação ao marketing médico, a lógica é outra. E a velha sentença foi aposentada. Hoje, quem dita as regras é o branding (também conhecido como gestão de marca), que já chegou mudando a sentença para “você é a alma do seu negócio”.

Foi-se o tempo em que a impessoalidade era lei no meio profissional. Valores, postura, imagem, ideais e propósito são atualmente itens primordiais na construção de uma marca e do seu público. E especialmente no ramo da medicina, pela relação de proximidade e confiança, esses fatores passaram a ser essenciais na criação e manutenção da base de pacientes.

Isso acontece porque, com a criação de canais diretos de comunicação e a exposição nas redes sociais, a imagem do profissional e da marca se confundem. Em vez da fachada de uma clínica ou de uma logomarca, o principal ponto de identificação dos seus serviços passa a ser um rosto. E ele muitas vezes já é conhecido dos pacientes antes mesmo do primeiro contato físico que acontece na consulta.

É por isso que o profissional ganha um protagonismo importantíssimo na criação dessa relação com seu público. Ao mesmo tempo em que concentra o foco no médico, essa humanização consegue gerar conexões fortes e influenciar com muito mais objetividade a decisão dos seus pacientes em optarem pelos seus serviços.

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Entenda o bê-a-bá do marketing médico e saiba por onde começar

Antes de tudo, porém, é preciso uma rápida lição de branding aplicada ao marketing médico. O conceito é simples. Com a evolução dos mercados e das formas de consumo, qualquer marca passou a ter um significado. Elas despertam impressões, sensações. São percebidas e lembradas por sua clientela. Passam a ser associadas a sentimentos e significados. E é exatamente por isso que a criação dessa experiência com o público precisa ser trabalhada para acionar vivências positivas.

No caso específico do marketing médico, isso é um ponto favorável, já que, pelo fato de o profissional se tornar sinônimo de sua marca, as formas de construção dessa identidade se tornam mais simples. Ao mesmo tempo, é preciso ter bom senso. Com essa facilidade de contato, fica mais fácil errar a mão e cometer excessos. Outro perigo é o de se render a fórmulas prontas e modismos. Por isso, o desafio é se manter presente e inovar sem perder de vista o que mais importa: se aproximar dos seus pacientes para ajudá-los e orientá-los de forma segura e com base na ética.

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E é bem aí que está o grande dilema do marketing médico. Não basta buscar engajamento, seguidores e uma audiência fiel. Antes de tudo isso, é necessário ter bem claro o tipo de conteúdo, a mensagem que se deseja passar e especialmente como você pode ser útil para o seu público. Isso tudo pode até parecer óbvio, mas essa etapa inicial é capaz de definir o sucesso do marketing médico. E são esses fundamentos que vão orientar todo o seu posicionamento.

Assim, antes de qualquer coisa, é preciso que o profissional defina a imagem que pretende passar e como quer ser visto por seu público. E claro que isso precisa respeitar as características pessoais de um médico. Se ele é naturalmente mais descontraído, essa característica pode ser aproveitada para um tom de comunicação mais despojado e relaxado.

Caso contrário, tentar mostrar uma personalidade que não corresponde à postura do profissional pode ser desastroso. Desta forma, se ele é mais formal e reservado, não há nenhum problema em se expressar dessa maneira nas suas ações de marketing. Aqui vale a lógica de que há espaço – e público – para todos.

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Primeira lição entendida, vamos à prática do marketing médico

Para quem acha que construir um público dá trabalho, exige esforço e consome muito tempo, temos uma ótima notícia. Você já tem uma base de clientes e é fácil e simples começar a trabalhar com ela. E chegar até eles é simples. Basta aproveitar os dados de cadastro (com os devidos cuidados para respeitar integralmente a LGPD) para criar uma relação mais próxima com seus pacientes.

E, para isso, o seu próprio sistema de gestão usado na clínica ou consultório pode se transformar na ferramenta principal para esta tarefa. Para isso, porém, a plataforma precisa agregar funções de marketing que vão tornar esse trabalho muito mais simples do que você imagina. A partir dele, você pode focar em várias ações.

Como usar o marketing médico de um jeito simples e descomplicado

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Distribua conteúdos relevantes

Crie conteúdos direcionados para as necessidades e interesses dos seus pacientes. Textos e vídeos curtos sobre saúde, tratamentos, procedimentos e prevenção, anúncios sobre novos serviços ou melhorias nas instalações do consultório, informações úteis. Tudo isso vale para criar um vínculo de proximidade com seus pacientes e fazê-los se sentir mais acolhidos. Na prática, essa atenção dispensada a eles se reflete na fidelização de sua clientela.

Lembretes, mensagens em datas especiais, felicitações para aniversariantes, newsletters e conteúdos para divulgação da clínica ou consultório também entram nessa lista. Além da praticidade de criar e enviar esses comunicados de forma automatizada, o envio deles também pode ser segmentado por grupos específicos. Isso melhora a assertividade e aumenta o sucesso de suas ações.

Facilite a vida dos seus pacientes

Oferecer o agendamento on-line e a confirmação de consultas de forma automatizada, por mensagens de WhatsApp ou SMS, é essencial para o marketing do seu consultório. E as vantagens vêm para você e sua equipe também. Seus pacientes não vão mais precisar fazer ligações nem depender de um atendente. Com a ajuda do seu sistema de gestão, a marcação pode ser feita pelo próprio paciente com o simples preenchimento de um formulário e escolha de datas e horários disponíveis.

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Entenda como anda a satisfação do seu público

Ajustar as expectativas dos seus clientes em relação aos seus serviços é um fator determinante para que ele lhe recomende aos amigos e familiares. Essa rede de indicações – o bom e velho boca a boca – é a ação de propaganda mais fácil e barata na qual você pode investir. Mas é preciso ter ferramentas para medir a satisfação dos seus pacientes e mudar o que for necessário.

Essa mensuração pode ser feita de um jeito rápido e fácil com a ajuda de pesquisas baseadas no Net Promoter Score (NPS), uma métrica capaz de medir o grau de satisfação do seu público e a probabilidade de que ele indique seus serviços. Essa funcionalidade também pode funcionar de forma integrada com seu software de gestão, criando um fluxo de pesquisa permanente, o que permite um acompanhamento fiel e a criação de estratégias de melhoria.

Faça acompanhamentos automatizados no pós-procedimento

Com a ajuda da tecnologia, você pode otimizar a orientação dos seus pacientes, fazendo um acompanhamento integral após cirurgias e procedimentos. E o melhor: sem nenhum trabalho! Com a ajuda de um pacote de conteúdo pré-formatado, como é o caso do DS Content, é possível reforçar a condução da recuperação dos seus pacientes.

Ele funciona como um fluxo de comunicação automático, com disparos pré-programados via e-mail ou WhatsApp. Assim, é possível contemplar as várias fases do acompanhamento se mantendo muito mais presente na vida dos seus pacientes. E tudo pode ser facilmente configurado a partir da sua plataforma de gestão usada no consultório.

Mas a melhor das notícias vem agora! Todas essas ferramentas que funcionam como grandes aliadas no marketing médico fazem parte do pacote Performance do Gestão DS. Essas funcionalidades são fáceis e simples de operar, entregando resultados rápidos e efetivos. Se você que aproveitar todas essas facilidades para começar a usar ferramentas de marketing no seu consultório, é só falar com nosso time de experts que está sempre a postos!

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