No ramo médico a digitalização de clínicas chegou trazendo uma gama de novas possibilidades. Se algo que a tecnologia fez de forma incontestável foi criar meios dos mais diversos para facilitar as nossas vidas. Do computador à comunicação instantânea, passando, é claro, pelos smartphones que colocam o Mundo na palma da nossa mão, é impossível contar a quantidade de novos recursos incorporados às nossas rotinas. Mas foi no universo do trabalho que essas ferramentas viraram regras.

É só parar para pensar na agilidade em localizar dados de pacientes e na simplicidade de poder marcar consultas pela internet. Ou ainda na quantidade de informações que podem ser guardadas sem usar nenhuma folha de papel. E obviamente na segurança de armazená-las em meio seguro e fácil de acessar.

Digitalização de clínicas inaugurou nova era no ramo da medicina

digitalização de clínicas

Sem medo de exagerar, pode-se dizer que a digitalização de clínicas e consultórios foi o começo de uma grande revolução no ramo. E olha que essas seguem sendo as razões mais básicas capazes de mostrar aos profissionais médicos o quanto é importante contar com uma plataforma digital de gestão.

Mas a quantidade de vantagens e benefícios disponíveis hoje em um simples sistema automatizado não deixa dúvida: é impossível ignorar a tecnologia disponível atualmente de ponta a ponta no contexto de prestação de serviços médicos.

Para destrinchar o quanto a digitalização de clínicas pode trazer benefícios instantâneos e otimizar de forma constante a rotina de médicos e da equipe de apoio, listamos as principais vantagens de implantar um sistema integrado de gestão para clínicas. E elas valem para contextos diversos, independentemente do porte, perfil e quantidade de profissionais e pacientes.

Mais rapidez e assertividade

Contar com uma plataforma digital para dar suporte aos serviços de um consultório é garantia de agilidade em várias tarefas que consomem tempo e demandam trabalho desnecessário. O cadastro de pacientes, por exemplo.

Com um sistema automatizado, é possível que o próprio usuário já insira boa parte dos seus dados no ato do agendamento. Essas informações já ficam salvas inclusive no prontuário médico, otimizando assim a vida do médico e do cliente.

 

digitalização de clínicas

A marcação de consultas on-line e a confirmação automatizada são também vantagens que fazem grande diferença na rotina de um consultório. Com isso, o atendimento fica mais prático e ágil, já que a agenda é organizada pelo próprio sistema, que também se encarrega de enviar lembretes para os pacientes lembrando da data e horário da consulta.

Leia mais:

Jornada do paciente: como criar a melhor experiência com pouco esforço
Conheça os 10 indicadores que vão fazer o diagnóstico completo da sua clínica
O que procurar em um sistema de gestão para consultórios?

Muito mais praticidade

digitalização de clínicas

Esqueça fichas em papel, tempo perdido para encontrar dados de pacientes e pesquisando alguma informação mais antiga. Com um sistema digital, tudo o que você precisa está à mão e pode ser acessado com rapidez. Isso otimiza o tempo das consultas e facilita o trabalho do profissional, que consegue visualizar todo o histórico médico – incluindo exames que ficam salvos na plataforma – de um jeito prático e fácil. Isso também garante uma conduta mais cuidadosa e segura, já que os dados, além de estarem todos na tela, podem ser detalhados, ajudando na tomada de decisões para tratamentos.

Agenda organizada e atualizada em tempo real

Elimine erros, esquecimentos e informações incompletas. Com um sistema automatizado que acompanha todo o fluxo de marcação e de consultas, a agenda do profissional médico está sempre atualizada, inclusive com informações sobre mudanças e cancelamentos de última hora.

Essa facilidade, além de informar o profissional sobre seus compromissos, também otimiza a rotina do consultório. Com a possibilidade de uma agenda integrada, o médico tem acesso a ela por meio do próprio smartphone, de onde estiver e quando quiser, o que ajuda a otimizar a rotina e viabiliza um planejamento prévio, melhorando a gestão do tempo.

Leia mais:

Por que ter um prontuário eletrônico integrado
Por que é importante manter o cadastro atualizado dos pacientes
Aprenda a escolher o melhor software para consultório médico em 3 dicas

Serviços de telemedicina com a devida segurança

digitalização de clínicas

Oferecer consultas virtuais é hoje demanda comum para boa parte dos médicos. Os atendimentos remotos, que se transformaram na forma mais segura de buscar assistência com as restrições provocadas pela pandemia, se mostraram eficazes e práticos e agora fazem parte da rotina dos consultórios. Mas oferecer teleconsultas exige um aparato de segurança que muitos profissionais desconhecem.

Para garantir a segurança dos dados dos pacientes e assegurar o sigilo, é preciso ter a proteção de uma série de mecanismos e obedecer com rigor as regras do Conselho Federal de Medicina para atendimentos não-presenciais.

Por isso, um sistema de digitalização de clínicas alinhado a todas essas exigências permite que um serviço de telemedicina seja implantado e prestado de forma adequada, sem que o profissional se preocupe com detalhes e riscos. E, para facilitar ainda mais, a plataforma de atendimentos virtuais também pode funcionar integrada ao prontuário eletrônico e ao sistema de prescrição. Isso viabiliza um serviço completo e ágil, com o envio imediato de receitas, atestados, laudos e solicitações de forma digital e com garantia de autenticidade e assinatura digital.

Leia mais:

Como a telemedicina pode fazer parte da rotina da sua clínica
Entenda as vantagens de um sistema de telemedicina completo
Qual o sistema de gestão de consultório ideal para você?

Prontuários do seu jeito

É obvio que as especificidades de cada especialidade e as preferências de profissional interferem diretamente na forma de montar o prontuário. E uma das vantagens de um sistema de digitalização de consultórios que se preocupe com as necessidades dos médicos é oferecer a possibilidade de organizar os dados e histórico dos pacientes da maneira mais conveniente para o profissional.

Por isso, a possibilidade de personalizar os prontuários, com a disposição das informações e os campos a serem preenchidos, é extremamente prático. Com a ajuda de um prontuário digital, é possível pré-formatar receituários e atestados, escolher a forma de armazenamento de exames e como as informações aparecem na tela, simplificando todo o trabalho do médico.

Leia mais:

O que procurar em um sistema de gestão para consultórios?
6 funcionalidades que um sistema de prontuário eletrônico precisa oferecer
Gestão de clínicas médicas: por que ela é essencial?

 

Que tal saber que a digitalização de clínicas e consultórios é um processo simples e econômico, que pode ser feito sob medida para as suas necessidades e demandas? Com a plataforma Gestão DS, incorporar a tecnologia ao dia a dia da empresa, melhorar o atendimento e otimizar os recursos é mais fácil do que você imagina.

Conheça as nossas funcionalidades e solicite uma demonstração do que a plataforma pode fazer para otimizar seu trabalho.

 

Leave a Comment

Newsletter GestãoDS

Semanalmente os melhores conteúdos para médicos empreendedores.
Hidden
LGPD*
Todos os direitos reservados | Suno Sistemas – CNPJ: 23.640.571/0001-96 | Política de Privacidade e Termos de Uso
Abrir Chat
Precisa de ajuda?