educação financeira para médicos

Ter sucesso, proporcionar conforto à família, realizar sonhos, não se preocupar com dinheiro, se aposentar com segurança. Esses são apenas alguns do itens que pesam na escolha de uma carreira. No caso dos médicos, além da satisfação pessoal, a perspectiva de retorno material é outro ponto que costuma ser determinante na decisão de seguir a profissão. Mas o que muita gente não considera é que saber como investir de uma forma racional e inteligente é uma questão essencial na garantia da estabilidade. Por isso, a educação financeira para médicos, apesar de muitas vezes esquecida, é um fator que pode fazer uma diferença inimaginável na vida de um profissional da área.

educação financeira para médicos

Para quem tem mais familiaridade com o tema, isso até pode parecer óbvio. Porém, por mais que o assunto tenha tomado corpo nos últimos anos, o conhecimento sobre investimentos ainda está longe de ser incorporado à cultura do brasileiro. A título de comparação, basta olhar para os EUA.

Educação financeira ainda está longe da realidade dos brasileiros

Lá, cerca de 65% da população tem dinheiro investido em ações, o que equivale a mais de 200 milhões de americanos. Já no Brasil, esse percentual é irrisório: menos de 0,30%, o correspondente a 600 mil pessoas, opera na bolsa de valores.

E muito embora tenha havido um grande esforço para facilitar esse acesso, a abertura do brasileiro para investimentos mais arrojados caminha a passos lentos. Num país em que por décadas prevaleceu a crença de que o melhor lugar para manter o dinheiro e assegurar o patrimônio era a poupança, essa mudança de mentalidade ainda está longe de se tornar real.

educação financeira para médicos

Mesmo o crescente interesse na área, com uma verdadeira corrida em busca de investimentos mais rentáveis, a aversão a riscos, ainda que pequenos, é determinante. O resultado, é claro, só poderia ser um. Milhões de pessoas estão perdendo dinheiro todos os dias por simples medo de mergulhar em um mercado que pode trazer grandes possibilidades de ganhos.

Educação financeira para médicos: um passo decisivo no caminho da estabilidade

No caso da educação financeira para médicos, por se tratar de uma categoria que normalmente tem rendimentos bem acima da média, essas cifras podem ser mais significantes do que você imagina

E se de uma forma geral, como demonstram as estatísticas, o conhecimento básico sobre economia e a noção sobre como investir melhor não fazem parte do nosso dia a dia, quando falamos de educação financeira para médicos esse cenário é ainda mais desolador.

Como via de regra essas profissionais têm uma rotina ocupada e precisam se dedicar a atualizações constantes e estudos que tomam muito tempo, é comum que eles não demonstrem nenhum interesse em aprender sobre investimentos.

Leia mais:

Gestão de clínicas médicas: por que ela é essencial?
O que você precisa saber para ser um médico empreendedor de sucesso
Inovar para crescer: como fazer isso no seu consultório
Passo-a-passo: aprenda a fazer o planejamento estratégico do seu consultório

Na prática, eles se distanciam não só de ganhos consistentes, mas de também da oportunidade de trabalhar menos. Isso acontece porque um dos fundamentos da aplicação inteligente de recursos é a geração da chamada renda passiva. Como o próprio nome diz, trata-se de alocar dinheiro e fazê-lo se multiplicar aproveitando juros em aplicações, pagamento de dividendos, movimentos do mercado e valorização de empresas.

Mas por onde começar?

Claro que, para entender minimamente sobre as dezenas de opções disponíveis em bancos e corretoras, é preciso estudo e acompanhamento do mercado. Mas seguramente não há nenhum outro investimento de tempo mais compensador do que esse. E quem acha que é necessário virar expert, a realidade é bem diferente disso. Basta ter interesse.

educação financeira para médicos

Os tantos autodidatas que surfam no sucesso financeiros não nos deixa mentir. Mas para quem prefere ter uma orientação mais direcionada e se sente mais seguro com uma mentoria, há diversos cursos e especialistas no mercado prontos para ajudar.

No Brasil, alguns especialistas que se dedicam a ensinar sobre investimentos já se tornaram grandes referências. Uma ótima opção é consumir os conteúdos gratuitos oferecidos no YouTube por eles e, depois desse contato inicial, comprar os muitos cursos pagos disponibilizados. Entre os principais referências na área, estão:

Nathalia Arcuri, do Me poupe!
Rafael Seabra, do Sociedade Milionária
Thiago Nigro, do Primo rico
Mirna Borges, do EconoMirna
Dinheirama, de Conrado Navarro
Gustavo Cerbasi
Dinheiro à Vista, de Reinaldo Domingos

A boa notícia é que esse aprendizado pode acontecer no tempo que você preferir. Para os mais conservadores, é possível evoluir aos poucos, entendendo cada passo e desvendando o que significam ETFs, BRDs CDBs, LCIs, LCAs, FIIs e toda a sorte de siglas que fazem esse universo parecer uma sopa de letrinhas intraduzível.

Para os moderados, é possível começar com pouco para conhecer o mercado

E, para isso, só há uma fórmula possível: mão na massa. Por mais que a teoria seja essencial, a jornada do investidor, por mais que comece tímida, como um teste, precisa de prática. Se a intenção é iniciar esse aprendizado aos poucos, como muita gente prefere, o mercado dispõe de opções que possibilitam investimentos com valores insignificantes.

educação financeira para médicos

Hoje, com R$ 10 ou R$ 50, é possível fazer aplicações financeiras das mais distintas naturezas, como ações, CDBs, Tesouro Direto, fundos de investimento. Ou até investir em criptoativos e criptomoedas, os queridinhos dos investidores mais arrojados.

Controle de gastos na ponta do lápis com a ajuda das ferramentas certas

E bem além disso, a educação financeira para médicos também abrange o aprendizado de gastar racionalmente e de controlar os recursos de forma organizada.

Na realidade de uma clínica ou consultório, o volume de recursos e a quantidade de variáveis faz com que essa tarefa seja bem mais complexa do que no campo pessoal. Por isso, ter à mão ferramentas de gestão capazes de fazer esse acompanhamento de forma simples e automatizada é um recurso primordial.

educação financeira para médicos

E é nisso que o Gestão DS pode ser o grande diferencial, lhe munindo de informações, dados financeiros, fluxos e métricas que conseguem fazer o diagnóstico econômico da sua empresa. Com base nisso, fica muito mais fácil e seguro tomar decisões, empregar recursos e escalar seu negócio.

E tudo isso de uma maneira prática e intuitiva, graças a um sistema desenhado especialmente para atender às necessidades e peculiaridades de um negócio na área médica. Para começar a aproveitar tudo isso e conhecer as muitas outras funcionalidades que a plataforma do Gestão DS oferece com o objetivo de alavancar seu sucesso, é só entrar em contato. O nosso time vai ter o maior prazer em lhe atender!

Leave a Comment

Newsletter GestãoDS

Semanalmente os melhores conteúdos para médicos empreendedores.
Hidden
LGPD*
Todos os direitos reservados | Suno Sistemas – CNPJ: 23.640.571/0001-96 | Política de Privacidade e Termos de Uso
Abrir Chat
Precisa de ajuda?