Descansar, relaxar, curtir a família, encontrar amigos, conhecer lugares novos, desconectar da correria da rotina… a lista do que se pode fazer naqueles dias quase mágicos a que chamamos de férias pode ser interminável. Afinal, não há ninguém no Mundo que não goste de, depois de meses dedicados ao trabalho, tirar uns dias para ficar longe das obrigações e fazer o que bem se entende. 

De fato, esses períodos de folga são geralmente ansiados e planejados com entusiasmo por quem enfim vai poder aproveitar esse tempo do jeito que quiser. Para muitos setores da economia, a época de férias também é aguardada com expectativa. Para hotéis, resorts, companhias aéreas, empresas de receptivo e agências de turismo, a chamada alta temporada traz junto a garantia de picos de faturamento e alta significativa de vendas. 

Mas ao mesmo tempo em que empresas ligadas ao ramo de viagens e entretenimento comemoram as férias, outros setores se ressentem com a queda brusca na demanda de clientes. E quando se fala em clínicas e consultórios médicos, nem é preciso ter muita experiência no ramo para perceber o impacto que esses meses geralmente dedicados ao lazer trazem para o negócio. 

É um fenômeno até compreensível, afinal de contas quem entra de férias está naturalmente mais propenso a se divertir e a ideia de se submeter a tratamentos e exames nem de longe costuma figurar na lista de prioridades desses dias de folga e pausa na rotina. E isso, claro, reflete diretamente no fluxo de clientes que procuram os seus serviços. Por isso, preparar sua clínica ou consultório para enfrentar esse período e lançar mão de novas estratégias de atração de pacientes é mandatório para a saúde financeira da sua empresa. 

Mas vamos por partes. É óbvio que não há uma fórmula mágica e, para driblar esse período de menor movimento na clínica ou consultório, é preciso pensar e planejar em várias frentes. Neste artigo, mostramos que a adoção de estratégias para minimizar os reflexos dessa redução no movimento e para manter um bom fluxo de pacientes mesmo durante a época de férias é uma tarefa não só possível, mas que pode e deve ser implementada no ramo médico sem que sejam necessários grandes esforços. Para facilitar a sua vida, separamos algumas dicas práticas para garantir a rentabilidade e o bom desempenho da sua clínica ou consultório mesmo diante da queda no movimento que normalmente ocorre nas férias. 

Trabalhe de forma ativa na atração de novos pacientes 

Aumentar o fluxo de atendimentos é essencial em qualquer época do ano, afinal esse é um passo básico para fazer o seu consultório crescer. Mas o incremento na sua carteira de clientes também é importantíssimo para manter sua rentabilidade nos meses de redução de procura por seus serviços. Para além disso, o crescimento do número de pacientes também ajuda sua rede responsável por novas indicações, o que, por si só, já cria um fluxo orgânico de conquista de novos clientes. 

Não se conforme, porém, com essa espera passiva por recomendações feitas pelos seus pacientes antigos. É preciso também cair em campo, divulgando seu trabalho, criando autoridade nas redes sociais e aderindo a ações de marketing. Uma excelente forma de começar a fazer isso sem depender de grandes investimentos e de uma forma descomplicada e prática é usar uma das funcionalidades do Gestão DS especificamente planejada para a prospecção de clientes. 

Trata-se da ferramenta Gestão de Oportunidades, que possibilita a identificação de potenciais clientes a partir do mapeamento de pessoas que entram em contato mas não chegam a realizar o procedimento pretendido e dos pacientes que já se submeteram a algum tratamento e se interessam por outros. Com esses dados valiosos em mãos, você pode criar campanhas com a ajuda de disparos automáticos de e-mail, enviar material de divulgação e manter um fluxo de comunicação direcionada com um público que já tem predisposição para contratar seus serviços. 

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Foque em manter o fluxo de atendimentos 

Como o período de redução no movimento é sazonal e, portanto, previsível, tenha atenção redobrada para os meses imediatamente anteriores. Estabeleça uma comunicação permanente com seus pacientes e, na época que antecede as férias, intensifique o envio de conteúdos. Para incentivá-los a procurar seus serviços, monte, com a ajuda das ferramentas do Gestão DS, campanhas de e-mail marketing ressaltando a necessidade de cuidados com a saúde na época de férias. 

Vale ressaltar as vantagens de uma consulta antes da viagem de férias para evitar imprevistos justamente quando o propósito é se divertir, lembrar da necessidade de acompanhamento e aconselhamento para doenças crônicas e condições preexistentes, sugerir que o tempo livre das férias são uma ótima oportunidade para a realização de check-ups por muitas vezes adiados e até mostrar que os dias de folga podem ser aproveitados para a completa recuperação de procedimentos estéticos. 

O fim das férias também pode ser um período bem explorado, com lembretes sobre a importância de uma avaliação completa antes da retomada da rotina ou para colocar em dia os exames que necessitam ser feitos de forma periódica para garantir tranquilidade nos meses que se seguem. 

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Programe-se financeiramente para os períodos de queda de movimento 

Com base no seu histórico de faturamento ao longo dos meses, é possível saber o tamanho do impacto que os meses de férias provocam na sua rentabilidade e fazer uma projeção bem realista para o futuro, o que permite um planejamento financeiro tranquilo. A partir dessas informações, você pode saber quanto precisa reservar nos demais meses do ano para compensar a redução nos ganhos, avaliar a necessidade de cortes nas despesas e controlar a compra de insumos, adequando seu estoque às necessidades dos meses de menor fluxo de pacientes. 

Analisar tantos números e variáveis pode até parecer tarefa complexa. Mas como uma das missões centrais do Gestão DS é simplificar ao máximo o gerenciamento da sua clínica ou consultório e facilitar a coleta e a interpretação desses dados para quem não tem familiaridade com a rotina empresarial, nossa plataforma oferece soluções descomplicadas que vão otimizar a administração financeira da sua empresa de um jeito que você nem imagina

Com poucos cliques e a ajuda de gráficos e planilhas de fácil interpretação, você consegue ter o diagnóstico financeiro preciso do seu negócio e saber com exatidão como andam a rentabilidade e os gastos, além de controlar despesas e folha de pagamento dos seus colaboradores de um jeito muito prático. 

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Aproveite a agenda mais livre para otimizar o seu tempo 

Além de uma oportunidade para melhorar seu planejamento financeiro, manter contato com seus pacientes e investir na atração de novos clientes, os períodos de férias e de redução no número de pacientes também podem, com a ajuda de uma organização cuidadosa, ser revertidos para a qualidade de vida do médico. Por conta do movimento menor, é possível pensar com antecedência na readequação da agenda, com a concentração dos atendimentos em turnos específicos ou em alguns dias da semana. 

E para isso basta fazer a configuração dos agendamentos online na plataforma do Gestão DS , uma ferramenta extremamente útil na rotina de um consultório, por dispensar etapas como a ligação, o contato com a secretária, a checagem de horários e o contato para confirmação da consulta. No nosso sistema, todas essas etapas podem ser automatizadas. Para fazer as marcações, seus pacientes só precisam entrar no link fornecido no seu site ou nas redes sociais, preencher dados básicos, escolher o horário e fazer o agendamento da consulta. 

Até mesmo a confirmação do atendimento pode ser feita de forma automatizada, o que não é só cômodo para o paciente mas também muito prático para o médico, que também conta com a imensa facilidade da sincronização dos dados da agenda com o smartphone. Desta forma, todo o controle de atendimentos confirmados fica facilmente acessível onde quer que o profissional esteja, proporcionando uma gestão otimizada do tempo e das obrigações dele, o que ajuda e muito a evitar atrasos e atropelos na agenda. 

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Viu como driblar a redução do número de pacientes na sua clínica durante os meses de férias pode ser simples e trazer resultados para sua rentabilidade mesmo com um movimento menor? Basta ter uma noção completa de como as finanças da empresa se comportam nessas épocas, apostar em ações capazes de captar mais clientes e reorganizar gastos para tirar o melhor proveito desses períodos. Enquanto colegas seus provavelmente ainda amargam perdas e precisam compensar essa balança nos meses seguintes, você, com a ajuda do Gestão DS, pode se dar ao luxo de não só se planejar para enfrentar essa época com mais facilidade quanto tirar proveito dela com o uso de várias de nossas ferramentas. 

Para conhecer todos os planos oferecidos pelo nosso sistema, avaliar qual se adequa melhor à sua realidade e contar com a ajuda dos nossos consultores para entender como você pode personalizar várias ferramentas de modo a atender a todas as duas demandas na rotina do consultório, que tal entrar em contato com a gente? Basta preencher alguns dados básicos que nós ligamos para você! 

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