Nem é preciso ter muito contato com a vida prática de uma empresa para saber que a administração rotineira envolve um trabalho quase infinito. E quando falamos da área de saúde, a gestão de clínicas e consultórios é ainda mais complexa por lidar com cuidados médicos, expectativas e momentos delicados. Além dessas demandas que exigem um olhar cuidadoso, há também a necessidade de gerenciar um volume enorme de informações dos pacientes.

Tudo isso se soma às exigências rotineiras de qualquer negócio. Entre as mais comuns, estão o controle de insumos, pagamentos, recebimentos, contas, documentações fiscais e folha de pagamento, só para citar alguns itens. Para um profissional que precisa estar totalmente focado nos pacientes, cuidar de uma agenda apertada e se preocupar em buscar atualizações frequentes, assumir também a responsabilidade pela gestão de um negócio pode ser esgotante.

Esse, aliás, é um dos fatores pelos quais muito médicos desistem da ideia de ter sua própria clínica ou consultório. Trata-se, portanto, de uma questão que pode determinar os rumos da carreira – e do sucesso – de um médico. O que boa parte deles não sabe é que a grande maioria dessas tarefas diárias pode ser otimizada (e muitas vezes automatizada). Assim, essa missão aparentemente impossível se torna muito mais prática, fácil e viável.

gestão de clínicas e consultórios
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Simplificando o dia a dia na gestão de clínicas e consultórios

Quando falamos de facilitar processos, não nos referimos a delegar tarefas ou à necessidade de ter mais funcionários dividindo as demandas. Pelo contrário. Essa ajuda vem na verdade da tecnologia. Com o auxílio de ferramentas oferecidas por uma boa plataforma de gestão, é possível pular etapas e economizar tempo e dinheiro. Além disso, um sistema bem estruturado permite lidar com finanças de uma forma extremamente simples e, de quebra, oferecer um serviço impecável para os seus pacientes.

gestão de clínicas e consultórios

Para quem não conhece a gama de funcionalidades de um sistema de gestão robusto para clínicas e consultórios, isso pode até parecer um conto de fadas. Mas a realidade é que, de fato, a diferença entre usar um software de gerenciamento e optar por métodos convencionais é brutal.

Como um sistema de gestão de clínicas e consultórios pode fazer a diferença no dia a dia

Quer saber o quanto um sistema de gestão de clínicas e consultórios pode fazer por você, seus pacientes e sua equipe? Neste artigo, preparamos uma lista de algumas das muitas tarefas diárias que podem ser melhoradas com o suporte adequado de uma plataforma que atenda às necessidades do negócio em 360º:

Marcações e confirmações

Qual o primeiro e mais decisivo passo que liga você ao seu paciente? Certamente o momento do agendamento da consulta. Muitas vezes, trata-se do primeiro contato entre o seu público e o consultório e, por isso, é essencial proporcionar a melhor das experiências com foco nas expectativas da sua clientela. Por isso, um dos itens indispensáveis em um sistema de gestão para clínicas e consultórios é a automatização das marcações via internet. Além de viabilizar uma agenda sempre atualizada e organizada, essa ferramenta elimina a necessidade de intermediação e de ligações telefônicas, otimizando o tempo da sua equipe.

Além disso, uma plataforma adequada às necessidades tanto do médico quanto do paciente também pode automatizar a confirmação das consultas. Isso pode ser feito pelo disparo de um e-mail, SMS ou alerta em aplicativos de mensagem. Desta forma, o paciente é lembrado do agendamento da forma que preferir e pode facilmente confirmar se vai comparecer à consulta, evitando assim as ligações para este fim.

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Prontuário eletrônico

Catalogar de forma simples, rápida, prática e acessível as informações dos pacientes é um dos maiores ganhos que um sistema de gestão proporciona para clínicas e consultórios. Com uma só ferramenta, deixa de existir a necessidade de guardar montes de fichas em papel. Além disso, a recuperação de dados importantes que precisam estar à disposição do médico na hora da consulta é facilitada.

Muito além disso, um prontuário eletrônico eficaz também oferece a possibilidade de armazenar exames e imagens, que ficam guardados de forma segura. Outro enorme benefício dessa funcionalidade é a personalização. Essa função permite ao profissional escolher quais as informações a serem incluídas e a disposição delas na tela e possibilitando o pré-preenchimento automático e a e criação de campos específicos no formulário.

Com isso, o prontuário eletrônico não só ajuda a dar a melhor assistência aos pacientes quanto padroniza as abordagens, evitando que alguma informação passe despercebida. Além disso, graças à personalização, os processos de preenchimento e de visualização dos dados ficam mais ágeis. Com isso, o trabalho do médico é otimizado com muito mais segurança para os pacientes.

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Controle de recursos

Não adianta prestar o melhor atendimento, se preocupar com as expectativas dos pacientes e oferecer um serviço de ponta e esquecer de algo fundamental. Um dos grandes objetivos do consultório, assim como de qualquer empresa, é o foco nos resultados financeiros. Gerir de forma eficiente os recursos da empresa é ponto primordial. Essa é a uma das razões pelas quais é importantíssimo dispor de um sistema que agregue ferramentas específicas para a gestão de clínicas e consultórios.

Funcionalidades que automatizam o acompanhamento do fluxo de caixa, estoque e disponibilizem informações práticas para análises financeiras tornam a tarefa de gerir o negócio muito mais fácil e objetiva. E isso inclui a tomada de decisão e o direcionamento de novos investimentos. Com os vários relatórios que podem ser gerados a partir da plataforma, é possível fazer análises precisas e detalhadas sobre faturamento, custos e lucro.

Gestão organizacional

Otimizar o controle dos recursos da empresa, tanto humanos quanto materiais e financeiros, é uma das muitas vantagens de um bom sistema de gestão para clínicas e consultórios. Com informações concentradas em um só lugar e fáceis de acessar, é possível fazer um uso mais racional e assertivo do que se dispõe. E isso, na prática, vai gerar melhores resultados. E esse é um passo capaz de impactar em vários aspectos da performance do negócio.

Gestão administrativa e financeira

O “ponto nevrálgico” na gestão de clínicas e consultórios é, sem dúvida, a administração financeira. E obviamente a culpa não é dos médicos, que recebem uma formação estritamente focada no cuidado com a saúde. Sem muita noção de contabilidade e de indicadores essenciais para manejar um negócio, de fato é difícil para esses profissionais terem segurança para controlar as finanças do negócio.

E é justamente aí que um sistema especificamente pensado para este fim pode fazer muita diferença. Graças às ferramentas administrativas, é bem mais fácil cuidar das entradas e saídas de dinheiro do negócio. Desta forma, fica mais simples ter o controle dos gastos e avaliar os resultados da empresa. E, a partir disso, também é possível identificar deficiências e questões a serem revistas para ajudar a conter despesas e potencializar ganhos.

Todas essas funcionalidades e muitas outras ferramentas fazem parte do Gestão DS, sistema especialmente criado para atender às demandas de clínicas e consultórios das mais diversas especialidades. Conheça agora as funcionalidades oferecidas pela plataforma que vão lhe ajudar a potencializar seu trabalho e a atrair muito mais pacientes!

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