sistema de telemedicina consultório clínica

Fazer uma consulta por videochamada, sem a necessidade de deslocamento de pacientes até o consultório e tendo à mão ferramentas para prescrições, requisições e atestados digitais é uma facilidade recente que mudou profundamente a rotina de boa parte dos médicos no Brasil. A possibilidade de atender pacientes de forma remota, por meio de um sistema de telemedicina, foi uma das soluções que veio a reboque da pandemia do novo coronavírus no país.

Diante da necessidade de isolamento social prolongado, as consultas on-line se tornaram corriqueiras. E mesmo com o retorno dos atendimentos presenciais, praticidade da telessaúde fez com que ela viesse para ficar.

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Mas bem diferente do que pode aparentar, prestar assistência a um paciente demanda bem mais do que fazer um simples clamada por vídeo. Antes do boom recente da telemedicina, os cuidados médicos remotos só eram permitidos de forma muito limitada sob as regras do Conselho Federal de Medicina. As condições eram tão específicas e o assunto era tão controverso que consultas não presenciais eram uma verdadeira raridade no país.

Com as restrições determinadas pelo risco de contágio da Covid-19, o cenário mudou drasticamente. Para garantir a integridade tanto de médicos como de pacientes, as normas foram revistas pelo Ministério da Saúde. Com isso, foram amplamente autorizadas as consultas virtuais.

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A possibilidade ampliada de assistência remota e o prolongamento das restrições de circulação de pessoas criaram um cenário ideal para que a teleconsulta se popularizasse. Antes vista com receio por alguns profissionais e por parte dos pacientes, ela saiu da posição de única possibilidade de atendimento para se transformar em uma maneira cômoda, prática e confiável de assistência médica.

Entre as muitas facilidades da nova modalidade de atendimento estão a possibilidade de se consultar de casa e de ser acompanhado por um profissional de outro estado ou cidade. E isso fez com que a medicina a distância fosse encarada como novo modelo ideal para algumas especialidades e aposta para atrair novas oportunidades de lucro.

Atendimentos virtuais seguros e prescrições emitidas na hora

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Na prática, porém, a teleconsulta exige uma série de cuidados para ser implementada na rotina de um consultório. Há uma série de regras que precisam ser cumpridas para garantir a segurança e o sigilo das informações. Além disso, também é essencial dispor de um sistema de telemedicina que permita a emissão de receitas, laudos e solicitações de exames com a devida validade.

Por isso, é necessário que o sistema de telemedicina usado no seu consultório disponha de mecanismos de segurança. O ideal é que a plataforma ofereça a garantia de um certificado específico para atendimentos virtuais. Somente com isso se tem a certeza de que os dados de saúde dos pacientes estejam protegidos de acordo com as exigências da HIPAA Compliance, lei americana adotada como modelo de boas práticas para a proteção de informações de saúde em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil.

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Assinatura digital é essencial para validar receitas médicas e atestados

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Entre as ferramentas que devem obrigatoriamente fazer parte de um sistema de telemedicina, está também a assinatura digital certificada pela ICP-Brasil. Trata-se do padrão de validade exigido no país para atestar com segurança a veracidade de documentos.

Graças à certificação digital, é possível provar a autenticidade de documentos emitidos em meio digital, como prontuários e receitas médicas. Isso confere também validade jurídica a esses arquivos e protege as informações contidas neles.

Agora que você conhece todos os detalhes de um sistema de telemedicina completo, que tal experimentar esses benefícios na prática? A plataforma de atendimentos virtuais que integra o software DS Gestão, além de alinhado a todas as regras de segurança, é também a solução mais simples e prática de operar disponível no mercado, facilitando a sua vida e a dos seus pacientes. E essa é só uma das inúmeras ferramentas do programa, que agrega uma série de funcionalidades para uma gestão em 360º da sua clínica ou consultório.

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