dia do médico

Cuidado, dedicação, abnegação, determinação, coragem, disposição, doação. Essa lista poderia seguir por linhas e linhas, mas ao se falar de uma das profissões mais essenciais para toda a sociedade, a medicina, um fator em comum se sobressai e define a missão de quem abraça o ofício: a humanidade. Mais do que uma homenagem, o Dia do Médico é de fato uma forma de reconhecer a importância de quem faz da missão de salvar vidas a sua bússola.

Mais do que sacerdócio, mais do que heroísmo e muito além de qualquer romantização, um diploma de medicina exige responsabilidades inimagináveis. Como bem disse o psiquiatra Carl Jung, um dos mais renomados médicos da história: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”. De pequenas a grandes decisões, que podem determinar o destino de pessoas e de famílias inteiras, os médicos lidam diariamente com a batalha de salvar o bem mais precioso que existe: a vida humana. E em meio às ameaças e incertezas de uma pandemia, o papel deles ganhou ainda mais relevância.

dia do médico

Dia do Médico lembra atuação essencial da profissão para toda a humanidade

E se a importância da profissão é absolutamente incontestável ao longo de toda a história da humanidade, a emergência sanitária que abalou o mundo desde 2020 e se arrastou por meses e meses mostrou o quão fundamental é a atuação de um médico. As tantas histórias que ouvimos diante de um cenário complexo e desconhecido não deixam mentir. E não só quem atua na linha de frente foi mais essencial do que nunca. De orientações para pacientes em casa a pesquisas científicas que ajudaram a desenvolver vacinas e entender como tratar os doentes da melhor forma, os médicos têm sido primordiais.

Por isso, na semana em que se comemora o Dia do Médico, as reverências a esses profissionais ganham outra dimensão. E não poderia ser diferente. Se eles naturalmente já são sinônimos de esperança, a obstinação com que esses profissionais enfrentaram algumas das situações mais desafiadoras das suas vidas fez com que eles ganhassem gratidão eterna por parte dos pacientes.

Seja atuando na linha de frente, seja atendendo em seus consultórios, eles foram responsáveis por garantir a saúde, a continuidade de tratamentos e a assistência adequada. E muitas vezes precisaram superar seus próprios medos, se afastar da família e se colocar em risco em nome do bem-estar de outras pessoas.

Leia mais:

Como ter pacientes mais satisfeitos com passos simples
O que você precisa saber para ser um médico empreendedor de sucesso
Como a educação financeira para médicos pode fazer a diferença no seu futuro

dia do médico

Missão de curar acima de todas as dificuldades e obstáculos

Por isso, não foi raro ver profissionais relatando de forma muito real os dias de angústia, o temor e a impotência, mas também os momentos indescritíveis de conseguir salvar uma vida e a esperança diante da luta conjunta com pacientes que resistiram. Afinal, ajudar alguém em um aspecto tão delicado que envolve a saúde e a vida se trata de uma felicidade praticamente impossível de explicar em palavras.

Foram situações que ganharam ainda mais magnitude, mas que na verdade acompanham os médicos desde que a profissão era exercida com pouquíssimos recursos e com base em conhecimentos rudimentares. O ofício é naturalmente um dos mais antigos da história da humanidade. Tanto que o egípcio Imotep, que nasceu mais de 2.600 anos antes de Cristo, é considerado o primeiro médico da história antiga. E o juramento sagrado da profissão vem de Hipócrates, considerado o pai da medicina ocidental, que viveu na Grécia entre 460 e 370 a.C.

O próprio Dia do Médico é uma referência a um profissional importante da área que, além de cuidar da saúde das pessoas, também foi apóstolo de Jesus: São Lucas. E independentemente da época e das dificuldades, o objetivo comum de curar, aliviar dores, entender o corpo humano e se aperfeiçoar sempre guiou esses personagens e continua sendo o Norte para quem se dedica ao ofício até os dias de hoje.

Lei mais:

Dicas práticas para médicos fazerem lives no Instagram
Como transformar sua clínica em um ambiente de sucesso
Saiba como melhorar os canais de comunicação com os seus pacientes

dia do médico

Dia do Médico também é oportunidade de celebrar empenho dos profissionais nos avanços da medicina

Mas se quase nada mudou com relação à motivação dos médicos, a medicina passou por enormes revoluções ao longo do tempo. E graças à ciência, à evolução do conhecimento e à descoberta de milhares de novas drogas e de tratamentos, foram ele, os médicos, que garantiram a existência da sociedade como a conhecemos hoje.

Mas se os avanços são praticamente incontáveis, as pesquisas e especialmente as novas tecnologias que evoluem a cada dia têm garantido ainda mais importância à profissão. O desenvolvimento de terapias, técnicas diagnósticas, novos procedimentos e tratamentos para as mais diversas queixas reafirmam a cada dia que os médicos e suas mais variadas formas de atuação são indispensáveis para a saúde e o bem-estar individual e coletivo das pessoas.

dia do médico

Por isso, não é exagero afirmar que, graças a muito esforço e dedicação, profissionais da medicina são verdadeiros portadores de felicidade e de esperança para quem, por uma doença, queixa, incômodo ou aconselhamento, recorre a eles em busca de cuidados.

Para a Gestão DS, os médicos vão além. São eles que alimentam cada segundo do nosso trabalho, apontando caminhos e novas demandas a serem resolvidas pelas soluções que criamos especialmente para clínicas e consultórios. E é com ainda mais disposição de tornar a rotina do médico mais prática e simples que celebramos essa data.

Newsletter GestãoDS

Semanalmente os melhores conteúdos para médicos empreendedores.
Hidden
LGPD*

Ao enviar seus dados você declara que concorda com a nossa Política de Privacidade.

Todos os direitos reservados | Suno Sistemas – CNPJ: 23.640.571/0001-96 | Política de Privacidade e Termos de Uso