personalização de prontuário eletrônico

Nem é preciso voltar muitos anos na nossa memória para lembrar como eram feitas as anotações sobre os pacientes durantes as consultas. Tudo escrito à mão, da forma mais resumida possível, em fichas que se acumulavam em arquivos imensos e precisavam ser “resgatadas” a cada retorno. O primeiro grande impacto da tecnologia nos consultórios surgiu para resolver justamente isso. Com a chegada do prontuário eletrônico, não só a forma de tomar nota sobre sintomas, diagnósticos, exames e prescrição mudou. Muito além disso, a maneira muito mais prática, dinâmica e segura de armazenar esses dados significou uma evolução enorme para médicos, secretárias e, claro, para os próprios pacientes.

Por conta disso, o prontuário eletrônico é certamente a ferramenta mais importante e essencial entre as várias funcionalidades oferecidas por uma plataforma de gestão para clínicas e consultórios. É lá que está a espinha dorsal de todos os atendimentos: dados pessoais, detalhamento de consultas, histórico de saúde, resultados de exames e tratamentos prescritos.

Sem dúvida, ele é a maior fonte de informações à disposição dos médicos, fornecendo todos os elementos para entender a situação e a necessidade dos pacientes. Com a ajuda de todos esses dados, os diagnósticos e as condutas ficam muito mais seguras. É essa a razão pela qual esse precioso banco de informações precisa ser devidamente atualizado e extremamente bem cuidado.

Leia mais:

Como garantir a segurança do paciente em todas as etapas do atendimento
Como usar a tecnologia para fidelizar pacientes?
Funcionalidades fundamentais num software para clínicas médicas

Personalização do prontuário eletrônico garante mais facilidades no dia a dia do consultório

Com a evolução da tecnologia e as novas demandas dos consultórios, os prontuários ganharam novo status e uma série de outras funcionalidades. A facilidade de armazenamento em meio digital fez com que eles se transformassem em muito mais do que resumos do histórico médico. O preenchimento simples e o grande número de dados suportados permitem guardar muito mais informações em comparação às anotações manuais. Graças a isso, eles hoje são um arquivo completo e detalhado capaz de manter informações complexas e até exames de imagem em alta resolução. Tudo à mão do médico ao alcance de alguns cliques.

Esse ponto, porém, merece atenção. Nem todos os sistemas de gestão para clínicas e consultórios dispõem de uma solução capaz de atender às demandas atuais de um bom prontuário eletrônico. Por isso, é fundamental analisar com cuidado as funcionalidades da plataforma. E entre elas está a possibilidade de personalização do prontuário eletrônico de acordo com a preferência e as necessidades de cada profissional.

Para entender como isso é importante, basta imaginar como as muitas especialidades médicas precisam lidar com informações completamente distintas. Assim como um pré-natal, uma consulta oftalmológica e um procedimento de cirurgia plástica exigem abordagens muito diferentes, os respectivos prontuários também precisam atender a essas especificidades.

Leia mais:

Comece hoje: ações para aumentar seu número de pacientes
Como transformar sua clínica em um ambiente de sucesso
Como facilitar o atendimento com o GestãoDS

Essa enorme diversidade de demandas precisa ser prioridade na hora de se avaliar um sistema integrado para clínicas e consultórios. Para que ele consiga atender a todas as necessidades de profissionais com especialidades diversas, a possibilidade de personalização do prontuário eletrônico é fundamental. Poder escolher a disposição das informações, pré-formatar atestados e receituários e escolher os campos dos formulários são só algumas das formas de aproveitar essa funcionalidade para otimizar a rotina de atendimentos.

Atendimentos mais assertivos graças à personalização do prontuário

Para isso, as formas de catalogar os dados e os exames dos pacientes precisam ser adaptáveis às preferências do médico. Assim, o profissional pode escolher quais informações devem constar nos prontuários, a disposição em que elas aparecem e até adicionar novos campos.

Desta forma, é possível melhorar o acesso aos dados e arquivá-los de forma otimizada, evitando a omissão de informações importantes e viabilizando uma abordagem mais sistematizada. E graças à personalização do prontuário eletrônico a partir das preferências do médico, tanto o preenchimento quanto a visualização ficam muito mais ágeis e rápidas. Isso se refrete em benefícios tanto para o médico, que ganha facilidade na rotina, quanto para o paciente, que passa a contar com mais segurança e agilidade nas consultas.

personalização de prontuário eletrônico

Leia mais:

6 funcionalidades que um sistema de prontuário eletrônico precisa oferecer
Por que ter um prontuário eletrônico integrado
Como ter o controle de consultas na palma da mão

Além disso, um prontuário eletrônico personalizável também precisa oferecer flexibilidade no armazenamento de arquivos. Por conta da grande quantidade de exames com que o médico precisa lidar diariamente, é essencial que o sistema consiga guardar e ler informações arquivadas em formatos diversos (textos em PDF, imagens, vídeos e até esquemas ilustrados que ajudam a explicar procedimentos e tratamentos). Tudo isso, é claro, com a garantia de segurança de privacidade e adequado às regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que faz uma série de exigências para o tratamento de informações pessoais dos pacientes.

Quer aproveitar todas as funcionalidades de um prontuário completo e 100% personalizável? Conheça todas essa e outras ferramentas oferecidas pela Gestão DSsaiba como nossa plataforma pode mudar para melhor o desempenho da sua clínica ou consultório, trazendo grandes benefícios para você e para seus pacientes.

Comments are closed.

Newsletter GestãoDS

Semanalmente os melhores conteúdos para médicos empreendedores.
Hidden
LGPD*

Ao enviar seus dados você declara que concorda com a nossa Política de Privacidade.

Todos os direitos reservados | Suno Sistemas – CNPJ: 23.640.571/0001-96 | Política de Privacidade e Termos de Uso