Gestão

Saiba tudo o que você precisa para se tornar um médico empreendedor de sucesso

Mudança de mentalidade, autoanálise, disposição para aprender e para enfrentar desafios são alguns dos requisitos básicos para qualquer empreendedor, mas no meio médico a inovação e a visão estratégica são pontos essenciais

Saiba tudo o que você precisa para se tornar um médico empreendedor de sucesso

Já diz o bom e velho dito popular que “de médico e de louco, todo mundo tem um pouco”. E quem há de negar que todo ser humano tem uma capacidade adaptativa nata, que faz nascerem soluções inovadoras e criativas e saídas nem sempre óbvias para questões que se apresentam todos os dias?

Mas se o antigo ditado fosse cunhado nos dias de hoje, certamente um outro termo cairia como uma luva para exemplificar que todos carregamos essa habilidade de nos moldar às condições mais adversas e de lidar com problemas que exigem o pensamento fora da caixa. Que outra palavra definiria isso tão bem que não “empreendedor”? 

Assista ao novo Gestão DS Talks e conheça a trajetória que levou o cirurgião plástico David Sena ao caminho do empreendedorismo médico de sucesso


Ao contrário do que pode parecer, não é preciso ter um CNPJ ou se classificar como empresário para empreender. Na verdade, gerir nossas vidas e os processos que as rodeiam, tomar decisões e inovar diante dos desafios é algo que fazemos todos os dias, de forma espontânea e sem nem nos darmos conta, e não uma aptidão para poucos, como se costuma pregar. Mas se todo mundo tem essa capacidade, o que diferencia um empreendedor mediano de outro que assume o papel de protagonista, toma as rédeas do negócio e consegue fazê-lo crescer a olhos vistos? 

Leia mais:
Cuidar das finanças ficou mais fácil com as novas ferramentas do Gestão DS
Conheça os 10 indicadores que vão fazer o diagnóstico completo da sua clínica

É justamente na lapidação dessa habilidade, no preparo para enfrentar situações difíceis e enxergá-las como oportunidades e na mudança de mentalidade que estão os passos determinantes para uma jornada de expansão e sucesso no mundo do empreendedorismo. E essa é uma lição primordial básica que serve para todas as áreas. Talvez mais ainda para o ramo da medicina, em que a ideia que impera é a de que ter um diploma é garantia de prosperidade.

Esse tema, pra lá de especial por tratar de uma questão com a qual toda a equipe envolvida com o DS Gestão lida de forma rotineira, é particularmente importante por três motivos. O primeiro, pela deficiência da formação dos médicos – muitos dos quais serão responsáveis por seus próprios consultórios – no campo do empreendedorismo. A segunda, pelo nível de profissionalização e pela concorrência que vem crescendo e se multiplicando nos anos recentes em negócios do ramo, que mudaram profundamente de perfil. 

CLIQUE AQUI para fazer o download da planilha criada sob medida para sua clínica


Hoje, vemos hospitais oferecendo serviços comparáveis aos de hotelaria e clínicas nas quais a experiência do cliente é criteriosamente pensada para garantir a satisfação em todos os aspectos possíveis. São, de fato, empresas focadas na qualidade integral dos seus serviços e preocupadas em se destacar no mercado.

O que nos leva, enfim, ao terceiro motivo da importância deste tema: como um médico, mesmo sem a capacitação necessária para enveredar no universo da gestão de um negócio, pode se transformar não só em um empreendedor, mas principalmente se destacar na sua área de atuação? 


Obviamente não há resposta pronta, muito menos simples, para esta questão. Mas existe uma curva de aprendizado e uma série de degraus que precisam ser seguidos e que, com ajuda da prática, da persistência e da obstinação, podem facilitar essa caminhada. Muito embora não haja um caminho correto, muito menos uma “fórmula do sucesso”, é preciso ter em mente que esse processo envolve etapas. E elas, ao contrário do senso comum que diz ser preciso se lançar ao desafio para aprender com ele, começam bem antes do chamado “colocar a mão na massa”. 

Antes disso, um empreendedor verdadeiro precisa passar por uma autoanálise nem sempre simples. É necessário entender de onde vêm suas expectativas e motivações. E, para isso, é preciso ter disposição de enfrentar algumas verdades nem sempre agradáveis e estar disposto a se transformar em muitos aspectos. 

Leia mais:

Inovar para crescer: como fazer isso no seu consultório
Como otimizar o atendimento no seu consultório com o Gestão DS

O que 2021 e as consequências da pandemia reservam para o ramo da medicina

Para isso, um dos primeiros passos é diferenciar suas expectativas, o que verdadeiramente lhe motiva e faz seus olhos brilharem, dos anseios alheios. A partir daí, fica mais fácil entender qual o seu real propósito e enxergar que a sua vida não pode ser preenchida por vontades e pressões de outras pessoas, por melhores que sejam as intenções delas. 

E ninguém melhor para contar uma história que junta erros, acertos, frustrações, vontade de aprender, passos para trás, questionamentos e muita, mas muita coragem de contrariar o senso comum e de se lançar em uma montanha russa de novas descobertas do que o cirurgião plástico David Sena, sócio e investidor anjo do Gestão DS e convidado do mais novo Gestão DS Talks que tem como tema o empreendedorismo médico.


Como raros exemplos no meio em que atua, David consegue relatar com propriedade os desafios, medos, recuos alegrias e glórias de um médico que investiu anos de estudo e de esforços na vida acadêmica, se formou sem um propósito claro, apostou firmemente numa carreira mas não a via deslanchar. 



E só depois de muitos anos, observando as muitas habilidades desenvolvidas em outras áreas, ele conseguiu se dar conta de que estava em um caminho totalmente oposto ao que de fato acreditava. E foi a partir deste ponto de inflexão, guiado pela vontade de ser feliz, que David, como ele próprio conta em detalhes no vídeo, conseguiu se desvencilhar de velhas ideias e das expectativas alheias para se dedicar ao que realmente fazia sentido na sua vida. 

A partir dessa história improvável, enviesada, mas absolutamente compensadora, convidamos você a se inspirar para trilhar sua própria jornada e mergulhar em uma trilha de transformação pessoal e profissional. E antes que você pense que o mundo do empreendedorismo está muito distante da sua realidade, fazemos uma observação muito simples: você estudou com dedicação e conseguiu passar no vestibular mais concorrido, enfrentou uma graduação de 6 anos, encarou plantões exaustivos, venceu os desafios de uma residência e, depois disso tudo, ainda precisa trabalhar diariamente sob pressão. 

Ter vivido tudo isso já faz com que você colecione muitas das habilidades essenciais de um grande empreendedor! Ao contrário do que muita gente pensa, levar uma empresa a um nível de excelência não depende de um momento ideal, de uma grande sacada ou de um investimento grandioso, mas sim de muito trabalho, constância, persistência e disposição para errar, aprender e se recriar diante dos desafios. 

Leia mais: 
Como transformar sua clínica médica em referência de atendimento 
Dicas básicas de estratégias para o sucesso do cliente 
Saiba a importância de conhecer sua persona 

Por isso, lhe convidamos a conhecer o manifesto do Gestão DS, que detalha a razão da nossa existência, explica sobre os pilares que nos sustentam e, principalmente, fala sobre a nossa forma de encarar as crises como oportunidades de crescimento. E mesmo que você se considere muito distante do que sonha em conquistar, aproveite este estímulo para dar o primeiro passo em direção aos seus objetivos. 

Clique aqui para assistir ao Manifesto do Gestão DS


Mentes empreendedoras fervilham de ideias que só crescem. Mas elas precisam ser iniciadas de alguma forma para virarem grandes feitos. Abandone a crença de que vai existir um momento oportuno para dar o pontapé inicial dos seus projetos. A hora certa é a que você estipula e planos que não saem do papel tendem a se transformar em expectativas frustradas. 

E se você quer evoluir junto com a gente, o Gestão DS dispõe de uma gama de serviços criados a partir das necessidades específicas de clínicas e consultórios para ajudar em todos os aspectos do seu negócio – da sua agenda à automação de marcações, de planilhas financeiras à gestão de marketing – tudo articulado para ajudar nessa missão de revolucionar a sua vida e sua empresa!

 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

Artigos relacionados

Este site utiliza cookies (próprios e de terceiros) e tecnologias similares para analisar os nossos serviços e exibir publicidade personalizada com base em um perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação (por exemplo, páginas visitadas). Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.

Concordo e fechar Política de Privacidade