automação de marketing médico benefícios

E-mail, redes sociais, SMS, aplicativos de mensagens instantâneas… à medida que novos canais de comunicação surgiram e evoluíram, as formas de interação entre empresas e clientes se multiplicaram de maneira exponencial. E isso também afetou a relação entre médicos e pacientes.

Junto com essa demanda que só cresce, veio também a necessidade de investir na automação de marketing no consultório. A ferramenta, muito além de facilitar o fluxo de envios de informações, é indispensável na estruturação de uma estratégia de marketing digital no contexto de clínicas e consultórios.

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Na prática, a automação de marketing no consultório é uma das formas mais vantajosas e efetivas de aumentar o número de clientes e de fidelizá-los. Como consequência, essa aproximação traz um aumento de receitas para o negócio.

E isso obedece a uma lógica simples: a partir do comportamento do público, é possível segmentá-lo e criar ações personalizadas e direcionadas. Com isso, é possível acompanhá-los e orientá-los em cada fase da decisão de optar pelos seus serviços.

Como a automação de marketing no consultório pode alavancar negócios na área

 

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Embora esse processo pareça óbvio no contexto do comércio, o uso de ações estratégicas de marketing no ramo da medicina ainda é pouco comum e enfrenta resistência por parte dos profissionais. Mas uma simples aprofundada no tema mostra que a adoção da automação de marketing no contexto de clínicas e consultórios é um campo vasto a ser explorado com várias possibilidades à vista e grande potencial de gerar resultados no curto prazo.

Antes de tudo, porém, é preciso saber como essa ferramenta funciona de fato e como ela consegue entregar resultados. Para isso, é importante ter noção sobre como se dá o processo de decisão da sua base de pacientes e dos clientes em potencial (chamados de leads).

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É essencial saber que boa parte do público que pode ser atraído por seus serviços ainda não está pronta para se decidir por eles agora, mas pode estar pronta para procurar seu consultório em breve.

Isso acontece por uma série de motivos, mas o essencial é ter em mente que, nesta fase, o papel do marketing é fornecer o máximo de informações capazes de estreitar essa aproximação e reforçar sua credibilidade. Esse processo é chamado de nutrição de leads e tem como objetivo educar e manter esse público ciente do que você oferece para quando o momento de decisão chegar.

Para ajudar nessa tarefa essencial, a automação de marketing age mapeando o comportamento dessa potencial clientela, apontando em que fase do processo de busca por seus serviços ela está. Com base nisso, é possível planejar o melhor conteúdo para guiar cada um desses possíveis futuros pacientes no avanço dessas etapas até chegar de fato ao seu consultório e fechar algum tratamento ou procedimento.

A automação de marketing no consultório pode mapear e guiar potenciais pacientes até você

 

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Além disso, tem uma clientela mais bem informada não garante só a procura, mas também uma propensão maior a investir mais recursos na solução buscada. Isso parte do pressuposto de que um lead mais instruído tende a se aprofundar no seu problema e a optar pela melhor das soluções.

Comunicação adequada ao público é essencial para eficiência

Na teoria, toda essa jornada pode até parecer complicada, e é justamente aí que está o pulo do gato da automação de marketing no consultório. Com um sistema que consiga identificar as diferentes personas envolvidas nesse processo e proporcionar para elas a informação mais adequada para a fase em que ela está, essa comunicação se torna muito mais assertiva e efetiva. É como se conseguíssemos proporcionar a cada uma delas o exato conteúdo que ela busca naquele momento.

Para esse resultado, é necessário aproveitar as muitas formas de comunicação possíveis. Por isso, a automação de marketing no consultório vai bem além do disparo de e-mails e engloba também as mídias sociais, as mensagens instantâneas e as landing pages.

E essa série de ações complexas é feita a partir de uma plataforma capaz de não só automatizar as estratégias como também medir seus resultados.
Para isso, porém, é preciso fazer uma implementação adequada da ferramenta, o que demanda alguns passos básicos.

Como adotar a automação de marketing no consultório na prática:

 

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Escolha a plataforma

 

O primeiro passo para a adoção estratégias guiadas pela automação de marketing é decisiva. Desta forma, definir o software a ser usado é essencial para o sucesso das suas campanhas. Por isso, é importantíssimo optar por uma ferramenta desenhada para atender às necessidades e particularidades de um negócio no ramo da medicina e adequada às demandas específicas do seu público.

Delimite estratégias

 

O ponto de partida para obter bons resultados a partir da automação de marketing é definir seus principais objetivos. É essa etapa que vai determinar o público a ser trabalhado, a estratégia para a obtenção dos resultados, os canais a serem utilizados e o tipo de conteúdo a ser entregue.

Escolha os leads a serem trabalhados

 

Para o sucesso de uma estratégia de marketing aplicada à realidade de uma clínica ou consultório, é fundamental determinar a quem ela se dirige e em que etapa da aproximação dos seus serviços ela se encontra. Isso pode ser definido a partir das interações de seus potenciais pacientes com seu site, respostas a landing pages ou cadastro para dowload de conteúdos, por exemplo.

Defina a forma de comunicação

 

A partir das características do público-alvo, é essencial optar pelo canal mais adequado e efetivo. É nessa etapa que se define o meio a ser empregado para que a comunicação seja a mais eficiente possível, seja por e-mail, seja pelas redes sociais ou por mensagens.

Determine os conteúdos e a periodicidade

 

O que vai ser distribuído como informação para a nutrição dos seus leads tem peso determinante e precisa estar alinhado às expectativas deles e à etapa de compra em que eles se encontram. A periodicidade de distribuição desse conteúdo também é crucial. É ela que vai ser responsável por lhe manter próximo dos seus pacientes atuais ou do seu público em potencial até que a decisão por seus serviços aconteça.

Acompanhe os resultados e faça adequações

 

Tenha em mente que campanhas de marketing precisam ser continuamente melhoradas. E esse aperfeiçoamento pode ser bem mais eficaz quando guiado pelos efeitos obtidos. Por isso é tão importante ter à mão formas de mensurar os resultados obtidos. A partir deles, é possível não só fazer adequações como também entender quais ações são mais efetivas e como o público reage a elas.

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