novembro azul

Na mesma medida em que aparece como um dos problemas de saúde que mais assusta os homens, o câncer de próstata é também o tipo de tumor mais comum entre eles. Ao longo da vida, estima-se que 11% dos pacientes do sexo masculino serão diagnosticados com a doença. Uma estatística de fato chama atenção, mas que está longe de convencer os homens da necessidade de cuidados médicos preventivos. Esse é justamente o objetivo da campanha Novembro Azul, criada para lembrá-los de que o diagnóstico precoce é a única garantia de cura da doença.

Mas é exatamente neste ponto que a questão se torna complexa. Uma série de fatores – falta de informação, preconceito, vergonha e questões culturais, que fazem com homens não tenham uma rotina de cuidados médicos – transformaram os exames de prevenção ao câncer de próstata em um tabu. Isso exige dos médicos ainda mais empenho e habilidade para mudar esse cenário.

novembro azul

Por isso, o Novembro Azul não se trata de uma campanha especificamente voltada para urologistas, mas para todas as especialidades. Normalmente os homens nãos costumam fazer consultas de rotina e só procuram o médico no caso de sintomas, quando já pode ser muito tarde. Por isso, é essencial que haja o envolvimento de toda a classe nessa iniciativa.

Leia mais:

Como ter pacientes mais satisfeitos com passos simples
O que você precisa saber para ser um médico empreendedor de sucesso
Como reforçar a fidelização após a consulta

novembro azul

Como falar sobre o Novembro Azul na rotina do consultório

Aproveitar a consulta, independentemente do que a motivou, para abordar a importância de exames preventivos para o câncer de próstata já é uma excelente iniciativa. Mas isso não se restringe aos pacientes homens. Mesmo com as mulheres, é possível falar do assunto e encorajá-las a conversar com seus parceiros.

Mas esse estímulo pode ser ainda mais abrangente. Durante o Novembro Azul, ou mesmo em outros momentos, é possível abordar a questão em campanhas de comunicação direta com os pacientes. Um simples e-mail com dados conteúdo relevante, ou uma mensagem de texto na forma de um lembrete pode funcionar tão bem quanto uma conversa. Com a vantagem de se atingir um número muito mais de pessoas com o mínimo de esforço.

Isso pode ser feito de forma simples, com o disparo de conteúdos por uma plataforma de marketing integrada ao sistema de gestão do consultório. Com as informações da base de clientes, é possível criar um canal rápido e eficaz de comunicação com envio personalizado e automatizado.

Leia mais:

5 razões pelas quais você precisa digitalizar seu consultório
Funcionalidades fundamentais num software para clínicas médicas
Como reforçar a fidelização após a consulta

novembro azul

Insistir na prevenção: uma das melhores estratégias para incentivar pacientes

Nesses conteúdos, é possível abordar questões como fatores de risco, sintomas frequentes e formas de prevenção. Falar do Novembro Azul e ajudar a desmistificar o tabu do exame de toque é uma excelente forma de tratar do assunto. Mostrar como a detecção precoce do tumor aumenta significativamente as chances de cura também é um ponto essencial.

É importante salientar, como recomenda o Ministério da Saúde, que homens a partir dos 45 anos com fatores de risco (negros ou com histórico de câncer na família) ou 50 anos sem estes fatores devem se consultar com um urologista ao menos uma vez ao ano. Falar sobre os exames disponíveis para diagnóstico, desfazendo preconceitos e desinformação, também é uma abordagem fundamental.

novembro azul

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração percebida no toque retal. Caso haja suspeita, outros exames podem ser solicitados, como biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, e análises de sangue.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com pouca gordura (especialmente as de origem animal) é um dos principais fatores de prevenção para o câncer de próstata e uma série de outras doenças. Também é recomendada a adoção de hábitos saudáveis, como fazer no mínimo 30 minutos diários de exercícios, manter o peso adequado, reduzir o consumo de álcool e parar de fumar.

Quer saber como Gestão DS pode lhe ajudar a divulgar campanhas e a levar informação de qualidade e conteúdos exclusivos elaborados por você para seus pacientes? Conheça as funcionalidades de marketing da plataforma e alinhe seu consultório com o que há de mais moderno na área.

Newsletter GestãoDS

Semanalmente os melhores conteúdos para médicos empreendedores.
Hidden
LGPD*

Ao enviar seus dados você declara que concorda com a nossa Política de Privacidade.

Todos os direitos reservados | Suno Sistemas – CNPJ: 23.640.571/0001-96 | Política de Privacidade e Termos de Uso